terça-feira, 26 de junho de 2012

Interpretação de textos imagéticos

                          O Grito
     
AutorEdvard Munch
Data1893
Fontehttp://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grito_(Edvard_Munch) 




CLIENTELA: estudantes do 3º ano do ensino médio.
DISCIPLINA : Língua Portuguesa
CARGA HORÁRIA: 05 HORAS-AULA (250 minutos)
TEMÁTICA: Estudo de textos imagéticos com temática subjetiva.

JUSTIFICATIVA
Sabe-se que a competência leitora e escritora são exigências dessa pós-modernidade, denominadas por Bernardo Toro como um dos códigos da modernidade. Assim, as demandas atuais, de certa forma, excluem os indivíduos que não leem nem escrevem de modo satisfatório, que não interpretam, não analisam, não possuem senso crítico. É uma tarefa de todo professor, em especial de língua portuguesa, desenvolver estratégias de leitura para que os estudantes avancem da compreensão para a interpretação e análise. Vale ressaltar que as estratégias devem apontar para a leitura de textos de tipologias  e gêneros diversos e os textos imagéticos não podem ficar relegados. Numa sociedade tipicamente visual, interpretar imagens é fundamental; é apurar a habilidade de olhar e realmente ver, através da captação de detalhes.
OBJETIVO GERAL
Interpretar textos imagéticos cujas temáticas sejam subjetivas e atuais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  •  Despertar o prazer e a curiosidade pela leitura de textos imagéticos;
  • Identificar os elementos que norteiam a interpretação de textos imagéticos;
  • Desmistificar a ideia de que textos constituem apenas sequências de palavras;
  • Promover uma aprendizagem significativa através  de pesquisas de textos imagéticos subjetivos, em sites na Internet e outras fontes (noticiários, jornais e revistas,) orientada pelo professor, como também pelos estudantes;
  • Estabelecer diálogo (intertextualidade)  entre o texto imagético de referência e outros textos em prosa e verso de diferentes tipologias e gêneros ;
  • Estabelecer diálogo entre textos imagéticos e mistos  (intertextualidade) em diferentes mídias impressas;
  • Produzir comentários escritos acerca dos textos imagéticos, como tema e aspectos mais relevantes.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1º. momento:
Planejamento prévio da dinâmica das aulas previstas para se trabalhar o conteúdo, bem como dos recursos a serem utilizados, tendo em vista que os textos imagéticos  serão trabalhados no data show (Power point) e na TV pendrive.
2º. momento (30 minutos)
Sensibilização dos alunos para o trabalho. Colocação de algumas imagens como: as esculturas O Pensador e O Beijo (August Rodin), a pintura A Monalisa (Leonardo da Vinci), uma fotografia de uma favela do Rio de Janeiro. Após  a observação das imagens, os alunos escolherão uma palavra ou pequena frase que expresse  o sentimento evocado pelas imagens.
Em seguida, serão feitas as seguintes perguntas para análise conjunta.
01)   As imagens são textos? Por quê?
02)   Que elementos presentes na imagem chamam a atenção?
03)   Qual o tema de cada imagem?


3º. momento (70 minutos)
  1. Apresentação no data show da pintura O Grito de Edward Munch, com breve biografia do autor, seguida da observação, com a participação dos estudantes, dos aspectos  presentes na tela, como cores, primazia da noite, da escuridão sobre a claridade e o dia; expressão facial e corporal, ambiente, local etc.
  2. À medida que os aspectos forem levantados, serão anotados,  organizados e, posteriormente,  a identificação da temática.
  3.  Associação com o título da obra: O grito. Nesse momento, será importante o aprofundamento da subjetividade, dos elementos emocionais e contextualização com a realidade circundante.
  4. Extrapolação com as exigências da vida que escravizam o ser humano e o aprisionam, provocando angústia e um “grito preso que precisa ser liberado.” A extrapolação é condição fundamental para que os alunos se sintam parte do contexto e reflitam sobre sua realidade de vida.
  5. Distribuição de material didático preparado pela professora com os pressupostos para interpretação de textos imagéticos e alguns exercícios com textos mistos (tirinhas e cartum) e gráficos (artigo científico e o poema Os ombros suportam o mundo de Carlos Drummond de Andrade) que dialogam com o texto referência: a pintura O Grito. Esse diálogo visa   estabelecer a intertextualidade.
  6.  Como o tempo em sala não é suficiente, as atividades restantes serão feitas em casa para análise na aula seguinte. Para cada interpretação, deverá ser feita a produção de um pequeno comentário.
  7. Outra tarefa importante também será delegada aos estudantes para a próxima aula: a  pesquisa de outros textos imagéticos de temática subjetiva para a apresentação na TV pendrive ou no data show. Ênfase na importância de se colocar as fontes de referências segundo ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.
4º. momento (50 minutos)
  1.  Leitura de alguns comentários dos estudantes com as interpretações;
  2. Comentários da professora sobre as interpretações dos alunos.
  3. Reescrita em casa das produções com base na avaliação da professora.
5º momento (100 minutos)
  1. Apresentação dos alunos na TV pendrive e no computador (power point) da tarefa solicitada pela professora.
  2. Comentário  das interpretações e complementação  quando necessário, pela professora.

RECURSOS UTILIZADOS
  • Internet;
  • Data Show;
  • Mídias impressas (jornais, revistas, livros, material didático elaborado pela professora e distribuído aos alunos);
  • TV Pendrive;
  • CD Player;
  • Quadro branco e pincel ou quadro de giz e giz.
AVALIAÇÃO
Vale ressaltar que a avaliação se dará  no decorrer de todo o processo, com ênfase na participação, questionamentos e realização das tarefas com as explicações através das análises dos textos e também da produção escrita. Será atribuído o valor de um (1,0) ponto para a apresentação de um texto imagético (5º momento).
Assim, a avaliação contemplará os seguintes marcos da aprendizagem: oralidade, leitura, estudo de texto, produção escrita e participação efetiva em sala.
REFERÊNCIAS
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso . in: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
______________Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ERNANI & NICOLA. Práticas de linguagem : leitura e produção de textos: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2001.
GOMBRICH, Ernst H.  A história da Arte. 15ª Ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
OLIVEIRA, Clenir Bellezi de. Arte literária: Portugal – Brasil. São Paulo: Moderna, 1999.





3 comentários:

  1. Pessoal,

    Vamos analisar a pintura O Grito. A imagem tematiza aspectos dessa modernidade? Por quê?

    ResponderExcluir
  2. Telma, gostei muito dessa atividade, muito bem elaborada. Com certeza vai servir de estímulo à leitura e os alunos vão gosar de realizá-la.

    ResponderExcluir